13.6.08

Treta

Burburinho da semana é a treta envolvendo Spike lee e Clint Eastwood.
Spike (A Ultima Noite) disse numa entrevista na ultima sexta (6) que o velho cowboy ignorou negros em seus filmes "A conquista da Honra" e "Cartas a Iwo jima"


Clint respondeu diretamente com um simples "cala a boca", e Spike recentemente respondeu esse cala boca "Primeiro de tudo, o cara não é meu pai e nós não estamos na lavoura [referindo-se aos tempos da escravidão nos EUA]. Ele é um grande diretor. Ele faz seus próprios filmes, eu faço os meus... E um comentário como esse, 'um cara assim devia calar sua boca'... que isso Clint, que isso? Ele soa como um velho raivoso", disse, e completou "Eu sou estudante de história [Spike Lee tem duas graduações]. Eu sei da história de Hollywood e de sua omissão de 1 milhão de homens e mulheres afro-americanos que ajudaram na Segunda Guerra. Nem tudo era John Wayne, queridão"


A verdade é que Spike é um diretor engajado com a causa social e quer arranjar desculpa pra aparecer e dizerem "- mimimi o cara é engajado mimimimi", agora sinceramente... Nunca fui um grande fã de Spike Lee, apesar de uma direção competente seus filmes são quase todos datados e com um causa social que por vezes interfere no andamento (relembrando que a discussão não é essa), e agora todo esse mimimi, e não se gabam de uma América livre? O próprio Spike como estudante de História deveria saber como qualquer mané que filme algum ta preocupado com a fidelidade histórica e sim com o bolso, a menos que implantem os 10% de cotas de negros nos filmes.
Ainda que nos filmes citados de Eastwood, não apareçam afrodescendentes, foi daquela forma que ele as idealizou e estas são duas obras contundentes dos ultimos anos, é uma questão de ponto de vista, o dos filmes foi o que Eastwood deu e se o Lee os fizesse, (esse mesmo deve saber disso) se tornariam uma tormento em forma de filme.

Não aporrinhe pessoas maiores que você Spike.




Friday 13Th, Bu!

Nenhum comentário: