12.10.07

Perambulações por ruas marginais

.
Factótum Definição: Aquele que está sujeito a fazer de tudo por emprego.
.
A minha situação atual irônicamente se situa no segundo romance escrito por Bukowski onde seu alter ego Chinaski desbrava os subempregos numa vida de bebidas baratas, mulheres descartavéis numa América em meio a segunda grande guerra. Ou seja, Bukowski.

Lançado esse ano pela Lp&m, o romance publicado em 1975 traz Chinaski sendo " pau pra toda obra", não queria ser repetitivo sobre Bukowski mas estão aqui os elementos que o fazem ser o que lhe deu status de "maldito", o anti-heroi americano. Tragos reflexivos, perambulações solitárias, mulheres baratas, e dialogos memóravies sobre a vida (ou o que se entende por esta) permeiam mais um de seus livros.

Interessante sobre a literatura de Buk é que não adianta se eu conto ou não sobre o livro o leitor do Velho tem que lê-lo, tem que saber como ele escreveu, em que situação e os que não gostam simplesmente não vão passar da segunda pagina e simplesmente vão deixar de lado (algo que eu sinceramnete não entendo), então os comentarios do livro param aqui e fica a indicação.
Adquiri o livro na (antes postada) Feira do Pan-amazonica do Livro. Apesar de ter varios autores em mente (Hornby, Fante, Hemingway) alguns são recorrentes. Caso de Buko. Quase como um contra-ponto na minha atual situação de divagar numa cidade inospita que insiste em não valorizar a mão de obra que tem (eu).

Sai de agente odontologico para telemarketeiro de remuneração duvidavél. mas é o que dá pra fazer, o troco já não compra boas garrafas de vinho e os livros vão se esvaindo me fazendo lembrar do sistema hostil. Ao menos ha ainda o velho buk pra mostrar que existe luz no fundo de um copo sujo.


Factótum:
Nome original: Factotum
Ano de Publicação: 1975
Nível Bukowskiano (0 a 10): 8
Sobre o Filme Homônimo (Post Aqui): O livro é sem duvida bem melhor, mas no filme traz-se trechos de outras obras bem interessante aos leiotres (inclusive a cena fianl recitando um poema).

Trecho da obra, a respeito da produção artistica em detrimento de sacrificio.

"Passar fome, infelizmente não melhora a arte. Apenas a obstrui. A alma de um homem está profundamente enraizada em seu estômago" B.

Nenhum comentário: