30.6.10

O Mundo é uma Bola

"Assistir a copa é dever cívico de todo brasileiro, não é apenas uma partida de futebol, é uma forma de contribuir com o país" - Lineu, A Grande Família.


 Em quatro em quatro anos o maior evento esportivo do mundo me mantém refém por um mês, hoje em especial haverá uma pausa nos jogos e aproveito para retornar com algumas linhas a este espaço já quase esquecido, a copa do mundo é das poucas tradições que sempre acompanhei com afinco, ainda que tenha deixado de assistir futebol em determinados momentos (adolescência...) sempre reservei um lugar na sala, ou com amigos pra assistir aos jogos, foi no ano 1994 que o Nirvana lançava frescor ao cenário rocker, Senna trazia o tema da vitória a toda manhã de domingo, minhas únicas preocupações se restringiam a video game e as meninas do ensino fundamental e enquanto lia quadrinhos da turma da Mônica minha dupla de herois favoritos era Bebeto e Romário.
 Assisti a minha primeira copa em 1994 com sete anos, e como não se identificar com o seu país ganhando o título de melhor do mundo?!, por alguns anos fui assinante de uma revista de esportes e até freqüentei algumas vezes uma escolinha de futebol, não era minha área (coisa que ainda não sei ao certo), mas começava ali o apreço por este esporte que não pode ser definido sem um cafona "emocionante", imaginem: 48 do segundo tempo, copa América, perdíamos por 2 a 1 dos nossos maiores rivais, bola cruzada na área, alguns já tinham desistido de assistir naquele momento, bate rebate na área, o atacante brasileiro com um pequeno toque tira do defensor, gira em torno do corpo e por que não dizer todos que assistiam giraram junto com ele e sem pestanejar bate no canto onde o goleiro nunca pegaria, o grito, o gol, alívio e vitória aos milhões que assistiam, o resto é história, Brasil campeão nos pênaltis, mas aquele gol ficava na galeria de lembranças de todo torcedor do bom futebol, como não se identificar com uma história pronta dessas? Vencer adversário por adversário até o tão sonhado título, não é isso que procuramos nos games, nos filmes, em tudo na vida? Vencer? E nesse sentido o jogador de futebol na copa  representa um povo, a camisa é sua armadura, os dribles são suas armas e o gol, bem, o gol é o gol. 
  Há um grande presente aos "assistidores" de copas como eu na próxima sexta e sábado, pelas quartas de final da copa da África, Brasil e Holanda na sexta-feira, e atire a primeira pedra quem  já viu um Brasil e Holanda pouco emocionante... Quartas de final de 94 lembra?!, Brasil fazia dois a zero quando numa reação surpreendente o time holandês toma iniciativa e responde a altura, acontece o inesperado, empate, falta na intermediária pro Brasil, parecia mais uma tentativa as demais, Branco na cobrança, a bola viaja, passa pelos marcadores, Romário se esquiva dela e quando menos esperávamos, caprichosamente ela descança nas redes holandesas, euforia, bonança após a tempestade. Hoje temos um time de marcação forte e contra-ataque rápido, além de Kaká, que pode definir uma partida, contra um time de toque de bola perfeito, invicta e vitoriosa há várias partidas que conta com grandes jogadores como Robben, Sneijder e Van Persie. No sábado temos Argentina e Alemanha, duas finais já se fizeram com estas seleções e estão com seus melhores times de vários anos, briga de cachorro grande, que brinda os olhos de quem cresceu observando o esporte.
 Somos uma geração sem grande guerra ou depressão, como diria Tyler Durden, uma geração criada por mulheres, que ainda tem no futebol o escapismo do sistema, não é mero entretenimento, é como conpreendemos vitoria e derrota num jogo, e antes de mais nada jogar bem ou não jogar.

 Aquela copa de 1994 não teve dos melhores times que o Brasil já pôs em campo, mas além de um time muito esforçado, era na mente do garoto de sete anos que os viu, mágico. A rua parava, a cidade parava, o país e o mundo paravam, tinhamos 90 minutos de uma batalha, um espetáculo, aquilo não podia mais ser encarado apenas como um jogo, estava um grau acima, e podemos nos orgulhar, em futebol ao menos somos "primeiro mundo" e quando o adversário está a altura sabemos que qualquer erro e estamos fora, foi assim naquela final de 17 de julho, jogo duro e sofrido contra a Itália, prorrogação e no fim, jogadores e goleiros frente a frente, pênaltis, só um sairia tetra campeão, e quando Baggio perdeu lembro-me do milésimo de segundo de silêncio antes do esporro, alegria tamanha que marcou certamente a geração que a viu.

  
          

Nenhum comentário: