26.11.09

Top Five XIII

 Este ano a ficção científica volta a dar ares de inovação e qualidade novamente, com os excelentes Star Trek (JJ Abrams), Distrito 9 (Neil Blomkamp) e Moon (Duncan Jones)  que me fizeram relembrar e rascunhar este top dos meus sci-fi's preferidos. 

Top Five Sci-Fi

1º- Metropolis (Fritz Lang, 1926) 

Clássico do expressionismo alemão e um dos meus filmes favoritos, mostra um futuro onde a sociedade hierarquizada entre os nobres e os operários convivem sem esperanças de mudança social, os operários vivem no subsolo trabalhando para manter a cidade enquanto a playboyzada fica curtindo a vida, o filme de 1926 tem uma vitalidade raras vezes vistas atualmente, conta a história do aristocrata que se apaixona pela operária lider da revolta que é substituida por um robô, com robôs, cientistas malucos e filosofias cinematográficas este sci-fi tinha originalmente 5 horas de duração e que hoje mesmo cortado as suas pouco mais de duas horas é deslumbrante e excelente filme pra indicar pro seu filho. 


2º- 2001 - The Space Odyssey (Stanley Kubrick, 1968)

O que seria Sci-Fi senão uma tentativa de compreender até onde o homem pode chegar? e principalmete sua comprensão através da tecnológica em detrimento de vários conceitos éticos e morais, uma das obras-primas de Kubrick transcede a película e nos põe a frente do nosso lado mais existencial,"de onde vemos? pra onde vumos?", música, fotográfia e direção fundem-se com maestria para contar a própria evolução do homem, o número de passagens clássicas é tanto que não cabe citá-los, desde seu começo épico ao confronto entre homem e máquina (representado pelo computador demoníaco HAL), filme lento, pesado e perfeito. 

3º- Blade Runner (Ridley Scott, 1982)

BR  é dos filmes que fizeram o trabalho e sujo, limparam a barra dos sci-fi, que eram vistos como filmes menores, abrindo caminho para o gênero e ainda assim foi mal recebido pela crítica e publico, baseado na obra de Philip K. Dick, Ridley Scott mostra uma Los Angeles em 2019 que tem que conviver com seus Replicantes, andróides criados para serem escravos, uma linha tem de ser eliminada, aí entra o caçador fodão Han Solo, opa, Deckard o então Blade Runner, no decorrer do filme acompanhamos o embate entre criador e criatura a qual os Replicantes se fazem, confesso que não gostava do filme até um tempo atrás, mas sua narrativa tende a crescer no conceito com o tempo com a chance de ficar em primeiro quando eu refazer esta lista...   

4º- Star Wars - The Empire Strikes Back (Irvin Kershner/George Lucas 1980)
  
Este é talvez o melhor filme do meio de todos os tempos, A continuação de Star Wars Uma nova esperança de 1978 é pra este pobre mortal uma obra singular e que ultrapassa seu original, não cabe a mim comentar seus elementos tão difundidos como os sabres, jedis, império do mal, rebeldes e etc..., cabe um pequeno comentário da geração que viu Star wars em dvd, o então clichê primordial está mais que presente, o bem contra o mal toma dimensões extras, sua mercadologia é bem justificada, e a saga dos skywalkers tem um espaço no coração de todo homem de bem.

5º- Matrix (Wachowski Brothers, 1999)

Um clássico de tempos modernos, algo onde não conseguimos sair imunes, os irmãos wachowski nos abrem os olhos para uma ficção científica aliada a bons efeitos especiais, filosofia e kung-Fu, lembro-me do filme ter ocupado minha mente por dias após assiti-lo, e ainda tem seu lugar garantido toda vez que sinto "falta do mundo real", um elenco escalado a dedo num roteiro que copia de várias fontes e nisso cria seu próprio estilo. Essencial.   

2 comentários:

paulo nazareno disse...

Só vi três dai. Matrix foi mesmo uma porrada, lembro de entrar no cinema sem fazer idéia do que se tratava. O mais angustiante depois era não conseguir contar pra ninguém...não dá pra contar nenhum pedaço sem cometer spoiler, é preciso ver.

O Império Contra Ataca foi o primeiro que vi e também está marcado como o melhor - luke perde a mão, han solo fica petrificado...uma sacanagem sem precedentes do Império.

Blade Runner então, nem se fala. No final das contas, todos esses momentos se perderão no tempo...como lágrimas na chuva.

Abraço.

Carlos Augusto Limm disse...

Paulo, a ficção no cinema não é mais que um sonhar onde podemos chegar... e os filmes estão na ordem que lembrei, provavelmente deixei uma porrada de fora, 2001 e Metropolis são clássicos recomendados de coração.

Até.