25.8.09

Top Five XII

                                                          

 Top Five Road Movies

 A mochila na costa, a estrada a frente e a poesia está formada, depois de horas sob estradas (e rios) o sentimento me remeteu a um top five de filmes on the road, estes filmes estão entre meus favoritos e não necessariamente são bons filmes (no sentido de nexo ou atuação), são bons por que encarnam como poucos o sangue nas veias encima de um motor, não estão necessariamente interessados onde vão chegar, e sim como. 
 O rodar de rodovias (ou pistas), o homem e a máquina, o seguir a estrada, estes tem uma poesia intriseca, as duas primeiras posições vestem-se do ideário da contra-cultura não como uma homenagem a ela e sim como a própria, os dois amigos que representam a liberdade (ou apenas dois caras que precisam tomar banho) e o "ultimo heroi americano" tem um lugar garantido no céu dos caras legais. A terceira posição é do patrulheiro rockstar no tempo em que a estrada era para os fortes e os clichês ainda eram bons.
 A quarta posição talvez seja do mais on the road destes, Mcqueen segue por 24 horas numa Le Mans em takes sensacionais que dá até vontade de dar uma voadeira em quem fez os Velozes e Furiosos da vida. Na quinta posição um filme que encarna alem do espirito rock'n roll, o espirito rock'n roll na estrada, e isso por sí só diz tudo, sair na estrada com sua própria banda de rock, o velho sonho de todo moleque...      


1. Easy Rider (Dennis Hooper, 1969 - "Sem Destino") 
 

2.Vanishing Point (Richard C. Sarafian, 1971 - Corrida contra o Destino)

3.Mad Max (George Miller, 1979 - Idem)


4. Le Mans (Lee H. Katzin, 1971 - "24 horas de Le mans")


5. Almost Famous (Cameron Crowe, 2000 - "Quase Famosos")

Um comentário:

Anônimo disse...

Talvez toda a felicidade se resuma a isto: uma manta xadrez nas costas com o barulho do comboio ao fundo de um céu azul alaranjado, alguns blues...e filmes cool.