8.4.09

Sobre história



Quais condições para o internacionalismo da revolução russa de outubro?

Em 1908 o partido social democrata russo se dividiu em dois em meio a uma convenção que discutia as ideológias do próprio país, duas são as teses formadas; De um lado um que se diz do povo, revolucionário que atuaria na causa socialista de imediato; Do outro lado, um partido menos radical que defendiam o socialismo, mas que esse viesse lentamente, que primeiro se desenvolvesse o capitalismo e aí sim, instara-se o socialismo. Lênin, ativista político do primeiro grupo, que se denominou Bolcheviques ("a maioria" em russo) liderou uma geração de intelectuais que defendiam a mudança radical da Rússia, até porque a Rússia estava muito atrasada em seu desenvolvimento aos demais países europeus, a classe operária se via sem direitos e em condições insálubres, necessitavam de uma reforma agrária.
  A revolução se fez em 1917 primeiramente em fevereiro daquele ano até sua consolidação em outubro através de um golpe pelo partido Bolchevique. A revolução de fevereiro teve caráter nacionalista, a deposição de uma monarquia absolutista e ascensão de um regime de caráter liberal, teve um grande impacto global, apesar da tradição revolucionária européia, essa era inédita até então, pois foi a adoção, na prática, das idéias marxistas na constituição de um governo socialista pela primeira vez na história.
 A revolução russa inaugurou um sistema a ser copiadopelas nações liberais, fruto de uma revolução.
 Segundo Marc Ferro¹ a revolução traz com elaalavancamento russo, a Rússia sai da condição de "lanterna" da europa para ser o "Farol da humanidade", se modernizando em diversos setores.
Existia um iminente esfacelamento por parte das nações colonizadas pela Rússia até que com a revolução forma-se uma  aliança impedindo tal esfacelar-se e cria as condições do viria sere o internacionalismo  da revolução que não foi apenas para os russos.
 Tinha-se no discurso revolucionário não só o proletáriado russo, mas a todos ligados a história russa e os que por ventura se identificassem com as propostas. Surgiram as republicas socialistas que se aliaram e formaram a união das republicas socialistas soviéticas (URSS).
 A revolução russa teve um alcanse universal muito por que, alem de se unir nos últimos dizeres de Marx no "manifesto do partido comunista": - Trabalhadores de todo mundo, uni-vos!²; Foi apartir dela que se constituiram partidos comunistas ao redor do mundo, assim, proliferavam os ideais socialistas onde basificavam-se e espelhavam-se na revolução soviética.
 A revolução tirou a Rússia de uma guerra, o que foi um grande avanço que viabilizou resolver (ou mesmo tentar) os problemas internos, após isso o país se tornou um "país intenacional"  e um exemplo a ser seguido, a teoria que transformou-se em prática, internalizando-se.
 Marc Ferro no seu texto dá enfase que a revolução já estava engendrada no seio do povo, e que os Bolcheviques fizeram apenas liderar, Marx seria desenvolvido cedo ou tarde, e naquele outubro de 1917 nunca mais o mundo foi o mesmo.

    ¹ FERRO, Marc. A revolução Russade 1917. SP, Perspectiva. 2004 (pg13-98)        
 
    ² MARX,Karl;ENGELS,Friedrich.Manifesto do Partido Comunista.4º ed.SP,Global 1984 


Uma gota de história num mar de informação...

Nenhum comentário: