11.8.08

The Dark Knight


.
Mesmo com quase um mês de atraso, assisti ao Batman de Cristopher Nolan, confesso que fiquei com medo de perder a exibição do cinema e me punir chicoteando minhas costas eternamente, mas fui no ultimo sabado, chegando uma hora e meia antes pra garantir, já que tinha perdido duas sessões por estarem lotadas, (fato que nunca tinha me ocorrido) eu a garota G fomos os primeiros a entrar na sala, arrumamos "lugares perfeitos", e após o trailer do Arquivo X, podemos enfim ver a pelicula, os comentários abaixo estão em grande parte descaradamente copiados pela minh.a mente de outras coisas que li por aí, por isso não vou dar credito a ninguem. [aqui talvez spoilers]
É um tanto dificil analisar tal filme de imediato tamanho o furor a qual ele nos provoca, podia muito bem, sair gritando - Lindo! lindo!, ou mesmo algo menos gay e pareceria entender que o flme é muito bom, mas vejamos da seguinte forma, o filme eleva o patamar dos filmes de super-herois, talvez por chegar perto de um mundo onde super-herois não podem segurar tudo sozinhos, o Batman é apenas mais um vigilante, e não O vigilante da cidade, esqueçam a visão sessentista de heroi, aqui o "heroi" não aparece pra resolver, ele aparece pra ajudar.
Gostei bastante de "Batman Begins", e dessa vez Nolan parece corrigir os erros do primeiro, as cenas de ação estão mais claras (lembro da garota G puxar meu braço quando o caminhão tomba, não consegui segurar o - Wow! no climax da cena). Jim gordon e Lucius Fox muito bem trabalhados, as atuações muito boas e a inserção de Harvey Dent (que a principio me parecia a ponta para o terceiro filme), ele é manipulado ao sentido psicologico de bem e mal e isso constroi seu personagem derradeiro, Bale muito bem e Caine sempre com atuações perfeitas, mas o palhaço do filme é de comentário a parte.


Heath Ledger dá ao cinema o coringa nunca antes visto, Nicholson seguia pelas tendencias sessentistas e Ledger parte do que mais podia ser explorado no palhaço, a loucura e genialidade, Nolan não se dá o trabalho de explicar de onde vem o mal, ele apenas é, sem mais explicações, pensei por um momento quando ele explica suas cicatrizes que ia ter um mini reviw no seu passado, mas ele inventa seu passado a todo momento, caracterizando sua insanidade, lembro de pensar que as cenas eram engraçadas por que não eram reais, em certo momento quando Gordon surge e o coringa é preso, a garota g me indaga - não vai ter "o confronto final?", respondi o que pensei na hora: - enquanto o coringa viver existirá o mal... me senti até poético de relance, coisa que sempre fiquei puto com o Tim Burton foi ele ter matado um dos maiores vilões de todos os tempos, coisa que (felizmente) Nolan não adere, e deixa O Joker, permear a imaginação dos comic-fans.

Nenhum comentário: