1.4.08

Ô Mississipi Véi

.

> Há tempos venho pensando em colocar no blog a ala de HISTÓRIA, isso mesmo, constatações de pensadores russos e minhas próprias opiniões sobre "gregos e troianos", mas como a cultura pop me mantem refém, vou introduzindo-a homeopaticamente, de repenete me veio de meter duas coisas de uma vez só. (ui)

As impressões a seguir derivaram da overdose de blues que tive esse semana e alguns trechos foram retirados da minha aula de América II, alem do que, destaco aqui três albuns de senhores que se prestam a melhorar a vida de qualquer mané que saiba o que é bom.

Vamos tentar fazer um resumão canalha da história do blues, No sul dos States por volta do final do sec XIX e inicio do XX a grande população negra trabalhava em massa nas plantações de algodão e pra passar as horas sofridas debaixo do sol, entoavam canticos que apesar da raiz africana mesclava com os ritmos locais, o blues derivou-se do Negro Sprituals, que é Blues, só que esse só falava de Deus, salvação e essas coisas divinas, O blues propriamenete dito retratava a vida dura do negro, e veio a ter reconhecimento após a guerra civil que o Tio Sam se encontrava, e assim nasce o ritmo mais cool/pop/cult que se podia ter criado, afinal nada mais a partir daí seria o mesmo, ou você acha que o Country, Rynthm and blues e futuramente o Rock vão surgir de onde?
Junto ao Jazz, o primo classudo do Blues, este foi o presente da mãe Africa para as gerações futuras.
.
O Blues se consolida como estilo musical com as canções de trabalho e apartir daqui meus comentarios iam ser mais enciclopedicos que opiniões próprias, então destaco os albuns destrinchados essa semana e essenciais na vida das pessoas de bem.
.

.
John Lee Hokker - The Best of - Uma das lendas a qual tinha ouvido pouco e mesmo que não seja a favor de coletâneas está e a do Muddy Waters eram as unicas disponivéis que achei, de certo outras virão, aqui o que predomina é o bate papo que hooker nos convida, os dialogo que vão nos envolvendo e nos levando pelas desventuras da vida dos negros que tocam guitarra. ouça - I Can't quit You e I Put My Trust in You, lindas de doer.
.
BB King - Blues on the Bayou - 1998 - Não queria falar muito, afinal é o "rei", e neste terceiro album a qual escuto, King nos poucos mais de 60 minutos de Blues on the Bayou, se mostra King, aquele blues contagiante que dá vontade de sair pela sala dançando, onde saimos levitando por uma felicidade que nem sabemos qual é, King não deixa o album cair momento algum com sua Lucile nos falando coisas azuis. Ouça I'll Survive e.... esqueça, ouça tudo.
.
Muddy Waters - Essential Collection - Muddy é o único dos três que nunca tinha ouvido nada, e sim, eu me arrempendi nos primeiros acordes, deu pra entender na hora porque a critica dizia que sem ele não existiria Beatles ou Stones, entendeu, não existiria BEATLES e STONES, talvez aconteça com a maioria que o ouve waters mais comigo dava pra identificar clássicos instântaneos, aqueles que você ouve uma vez e sabe. Baby please don't go e Mad love (I want to love me) são dessas.
>




.
Muddy Waters - I Just Want To Make Love to You
.
Kate Moss Bônus Track

Nenhum comentário: