25.5.07

Endo to Sebo

Essa semana com as coisas pouco produtivas, resolvi vender a um sebo minha primeira e unica coleção de mangás, meus 18 numeros de Éden de Hiroki Endo, vale uma pequena nota desta serie que me entreteve com competencia no periodo que era publicada.

Foram publicados pela panini 20 números (destes me faltaram #15 e #19), e fez uma pausa pra deixar a podução japonesa se distanciar, pausa que definiu-se como o fim das publicações brasileiras (ao menos as da Panini), não sou a pessoa mais indicada a comentar mangás, por não os tê-los frequentemente, mas ao rever partes de Éden percebo que fiz a escolha certa pela beleza e intensidade da obra.
.

.Sobre Éden por Rafael Redondo

.A vida no planeta é quase extinta por um terrível vírus, e agora os poucos humanos sobreviventes devem reerguer a civilização.

Essa é a premissa da história que começa nos apresentando aos personagens Hana e Enoa, que simbolizam a evolução da raça humana por terem adquirido imunidade ao vírus. Ambos foram levados a uma ilha paradisíaca por Rain, um cientista que resolve criar o casal para aproveitar-se de seus genes e buscar a cura para a doença terminal que, como a todos os outros, sobre ele avança.

Como percebe-se nesse breve resumo da edição, Éden é uma mistura de temas polêmicos como religião, sociedade, filosofia, ciências biológicas e tantos outros assuntos que são tratados de forma coerente, sempre colocando o dedo na ferida.

Os questionamentos sobre os ensinamentos bíblicos, por exemplo, permeiam a edição, sempre levantados de forma inteligente. Existe uma passagem que cita a punição que Deus dá a Eva e Adão por terem conhecido o desejo sexual. Hana afirma que impedir o homem de buscar conhecimento é privá-lo de sua razão para viver.

A filosofia é abordada de forma muito relevante no momento em que o robô Querubim diz a Enoa que fora programado para ser o mais próximo da humanidade, mas que não existe ciência alguma que possa definir com exatidão o que é ser humano, em um dos mais geniais diálogos.

O autor, Hiroki Endo, deve ser louvado também por seu embasamento científico. Esqueça aquelas baboseiras verborrágicas que vemos em revistas como Quarteto Fantástico: Éden usa e abusa de elementos científicos em sua trama, mas tudo é absolutamente plausível, sem "viagens" do autor.

Além do estupendo roteiro, Endo também nos brinda com belíssimos desenhos. Esqueça aquele estilo desproporcional e os olhos grandes: a arte aqui lembra muito o estilo Akira e até mesmo Cowboy Bebop. Cenários e máquinas que fariam corar de inveja James Cameron, o criador da saga Exterminador do Futuro.

A revista em si está muito bem feita, com capa cartonada e um papel jornal que atende totalmente às necessidades de um mangá. Um detalhe é que a Panini optou por lançar o mangá com a seqüência de leitura ocidental. Para tal, teve que inverter todos os quadros, o que causa um estranho efeito: todos os personagens tornam-se canhotos. Cá entre nós? Isso não faz a mínima diferença..


.Descolei Quinze Reais pela modesta porem estupenda coleção, sei que é micharia perto da qualidade da obra, mas enfim, a vida tem que seguir, numa outra banca levei a edição da Pixel de 100 Balas.

Nenhum comentário: