23.5.09

Come with me if you wanna live

 Às vesperas do "dia da toalha" ou aniversário da premier de star war (vulgo dia do orgulho nerd) ambos 25 de maio, tinha escrito esse texto há um tempinho e vou publica-lo aqui sobre o nerd nosso de cada dia...

 Defininir algo implica em descartar as outras opções, e dependendo do objeto tratado poder ser apenas uma definição momentanea, algo que não é, e sim está, como por exemplo o termo "nerd", a qual hoje temos volta e meia uma menção na mídia (principalmente internet) e atrelado a ele varios significados e ramificações, inexistentes em anos atrás. Se você assim como eu não vai fazer nada nessa próxima meia-hora, sigamos dissertando sobre a definição de tal anomalia da sociedade: o ser nerd.
 Duas vias claras se apresentam atualmente, o nerd e o geek, o geek é um nerd só que voltado a tecnologia, como esse texto não vai abordar diretamente esse assunto procure no google uma definição mais convincente, atentemos ao que viemos tratar.
 Acompanhe o raciocino, nerd é uma definição para um grupo da sociedade, os grupos são formados por pessoas, as pessoas mudam e consequentemente os nerds tambem mudaram, principalmente a forma como eles são vistos, nunca antes lançamentos de quadrinhos foram tão cultuados, nunca antes tivemos tantas "bandinhas" indies invadindo o cenário musical, o acesso rapido a toda forma de entretenimento através da internet proporcionaou isto e tambem o que entendo como nerdismo-empolgado, ao final defino melhor este, vamos ao que interessa.
 A primeira utilização da palavra "nerd" aconteceu, segundo o diciónário Merrian-Webster, para designar uma criatura do livro "If I Ran the Zoo" (1950), do psicologo Dr. Seuss (Theodor Geisel). Definindo uma pessoa socialmente inepta ou então alguem dedicado de maneira compulsiva às atividades intelectuais ou acadêmicas, o estereotipo clássico do nerd, o gordinho espinhento de óculos "fundo de garrafa" que comenta coisas que ninguem entende, nesse sentido nerd tem valor perjorativo e foi difundido assim por anos em diversas midias e na cultura norte-americana (que se propaga aos outros países) , 
 O outro sinonimo, e que é utilizado frequentemente hoje, é no sentido de elogio, nerd pode ser uma pessoa culta e interada a assuntos cool, sabe qual o melhor jogo/filme/whatever que está acontecendo e não liga para os comentarios dos outros por modismos, bem esse "neo" nerd vem da ja dita ramificações do termo, mas o que o primeiro e o segundo tem em comum e o que os torna nerds?
 Nerds são os caras enfiados em tutoriais, apostilas, manuais de utilização e coisas relacionadas... dissecadores de tais, querem conhecer, saber como funciona e nunca se contentam com o que tem.
 No Brasil há uma popularização do termo para "cdf", vulgo cu-de-ferro, por passar horas sentado lendo, estudando, e tira as melhores notas da classe, o nerd não precisa necessariamente ser o melhor da classe, pode vir a ser por seus interesses por aprender, mas por vezes seu conhecimento não é direcionado essencialmente as materias do curso regular, e aqui a minha "teoria do ser nerd" (até que enfim):
  "Nerds são seres empenhados em aprender, conhecer e saber como funciona tudo relacionado as ciências e as diversas areas da cultura pop, desde clichês como Linux, Matrix, Star War e outras areas como a que digo ser sua variação mais radical, o True-nerd que prefere coisas eruditas do inferno, como modernismo, ballet russo, bebidas da nova guiné, selos perdidos da turnê do The Stooges e etc... Podem vir a ter um comportamento social recluso visto seus vicios, mas (hoje) habitam esporadicamente os mesmos antros de perdição que pessoas "normais". preferem coisas não obvias e uma regra é básica, se todos conhecem e é popular, deixa de ser nerd. Pronto é isso".
 
Perguntas recorrentes:
 Aquele cara que sabe tudo de Educação física e pratica algum esporte, é nerd?
 Pode ser, se ele colecionar revistas Placar da decada de noventa, figurinhas de jogadores da copa de 94, conhece quem é quem e onde o fulano jogou no campeonato brasileiro e ter varias camisas retrô de seleções alem de bonequinhos de cabeção, diria que ele é um nerd de esporte, mas só o fato de conhecer bastante educação física o torna apenas um acadêmico.
  E aquele protestante que leu a Bíblia dezesseis vezes e uma de trás pra frente, é um bible nerd?
 Não, ele é apenas um seguidor ferrenho da religião, como dito na teoria, nerds são os que "conhecem e entendem" de algum ramo da cultura pop ou das ciências, se esta mesma pessoa tiver o poster do "Paixão de cristo" no quarto, pega canções famosas e trasforma em hinos, sabe todas as referencias biblicas nos quadrinhos da marvel e dc (alem de rir do Dan Brown toda vez que lembra de Robert Langdon) e sai de cosplay de jesus cristo no show do Judas Priest, aí sim eu diria que este sujeito é nerd. 
 Não necessariamente um nerd se restringe a uma area, ele pode entender de filmes, series, receitas gastronomicas e fisica quantica ao mesmo tempo... 
 Com a disseminação da "cultura nerd" no globo aparecem dezenas de pessoas que "gostam" de coisas nerds e não necessariamente os são, são os nerds-empolgados. Fato é que esses seres reclusos e bem informados dominaram a midia e estão em todo lugar, esse boom pode ser modismo, mas eles não deixaram de existir enquanto existir peças de maquinas e cultura subliminar. Como dito no inicio do texto, não gosto de definições pelo fato delas excluirem as demais possibilidades, só as utilizo por uma questão de "arrumação" na minha mente, não sou nerd, rockeiro ou geek, ou pelo menos não me vejo como tal, sou um mero observador que escreve nesse canto recluso da rede tentando confundir mais que explicar.    


 Megan Fox: Kriptonita Nerd


 Dia da toalha é uma homenagem aos livros de Douglas Adams a qual este que vos escreve  recomenda com força

Um comentário:

Anna Leti Cohen disse...

"Defininir algo implica em descartar as outras opções" Adorei! Roubei! Bjs