29.1.09

Top Five XI


Top Five Albuns 2008


5.The Kooks - Konk



4.Metallica - Death Magnetic



3.Bon Iver - For Emma, Forever Ago


2.Death Cab For Cuties - Narrows Stairs


1.Ac/Dc - Black Ice


Ano cremoso de música, deixo de fora varias preciosidades do ano que passou para transpor meu top lista de albuns 2008, lista um tanto irregular visto a dispariedade de gêneros, mas enfim, é isto.
Meu Top vai para o Black Ice do AC/DC que volta após oito anos do mesmo jeito de sempre, chuta a bunda de vários críticos de rock e de uma leva de bandas mela-cueca, os caras fazem o mesmo álbum desde que se formaram, mesmos arranjos, mesmo vocal, a mesma formula rocker com o velho e bom selo de "Rock é isso" (primeiro colocado por esse fanboy descarado aqui mesmo); Todo final de ano ouço os álbuns que no decorrer do ano não tive oportunidade, tenho uma semana recheada do que teve de melhor no ano, desta lista de final de ano destaco dois em especiais, Narrow Stairs do Death Cab For Cuties, da onda indie que assola o mundo nos últimos anos há bons frutos a se colher, O Death... faz um album belo, que da vontade de andar de bicicleta (clichê indie), simples, letras por vezes estúpidas e melodias limpas com uma "até" certa frescura, agente vai ouvindo, ouvindo, ouvindo e quando vê esta levando pra qualquer lugar, assobiando e escrevendo post's a respeito, “I Will Possess Your Heart” o single kilométrico é acompanhado por ótimas canções, um baixo envolvente e resquícios de Beach Boys; A outra banda indie maldita é o Bon Iver que com For emma, forever ago, não me deixou em paz desde o momento que soaram os primeiros refrões, não me sinto feliz em afirmar isso, mas me senti aquelas menininhas com sua música favorita tocando no radio ao me deparar feliz na terceira audição do disco, daqueles albuns de guardar na estante e se refugiar nele a qualquer hora, falsetes tomam ar de poesia, disco para se ouvir sozinho ou presentear alguem, de dizer eu sou indie mesmo porra (apesar de não ser), delicia cremosa.
Quarta posição fugindo de contramão aos discos citados acima, Death Magnetic do Metallica, o metal old school senta a mão mais uma vez no que parece uma aperfeiçoamento de "St Anger" (2003), um disco que deve seguir a receita da banda e ficar melhor com o tempo, pesado, agressivo e rápido como de costume, eh vestir o jeans e comprar umas cervejas, destaco "The Day That Never Comes" que é o single, James ainda com um vocal foda acompanhado por sua trupe matadora e “Suicide & Redemption” uma faixa instrumental belíssima, sim o metal tem coisas belíssimas... E pra fechar meu top "montanha russa de gêneros" o descompromissado Konk do The Kooks, que ganhou essa colocaçao por insistência mesmo, album banal, sem grandes experimentaçoes, com letras bobas como suas melodias, daquelas bandas formada por produtores pra venderem discos e depois serem esquecidos no imaginário pop, ainda assim me convenceram que no meio comercial existe rock e que no seus quinze minutos de fama fizeram as músicas mais memoráveis de series adoslecentes dos últimos anos.

Nenhum comentário: