28.8.07

Civil War


Estava eu a um bom tempo separado da nona arte, adquiria aqui e ali alguns especiais mas nenhuma serie em especial... até que me aparece "Guerra Civil", a serie que já nasce classica.

A então serie da Marvel enfim chega ao país e como lá fora muita repercussão em torno de si, ela terá seu nome vinculado a quase 50 revistas entre Julho de 2007 e Fevereiro de 2008 e ter grande influência no futuro das histórias da editora. GC com a primeira edição publicada mês passado (quase um ano da edição americana) vai justamente por dividir o mundo Marvel em duas facções, liberdade aos mascarados ou controle dos mesmos? pondo em xeque questões inevitavéis: quem vigia os vigilantes? Não deve tanto poder ser monitorado? Grande evento sempre gera grande merchandising? (a esta ultima eu respondo, SIM)

Na parte comercial a Marvel fez o dever de casa, Propagou a noticia do estrondoso evento e até certo ponto se deixou levar por ele, apesar da serie vir para abalar o mundo da casa de ideias Mark Millar deixa a impressão que não ha muitos argumentos, é cada um com sua opinião e boas desculpas para por herois em conflito.

Sinopse de Leandro Magnus [Fanboy]

A história começa com uma atuação catastrófica dos Novos Guerreiros, resultando em uma verdadeira tragédia na cidade de Stamford, Connecticut. Com o país em luto, a aprovação da Lei de Registro de Super-Heróis parece ser inevitável. Caso ela se torne lei, todos os super-heróis terão que se registrar junto ao governo, revelando suas verdadeiras identidades e recebendo o devido treinamento.

As discussões tomam a nação e os heróis encontram-se divididos, sendo que os maiores expoentes são o Capitão América e o Homem de Ferro. Muitos consideram a lei uma afronta à liberdade, outras a consideram algo bastante sensato, uma verdadeira evolução do papel dos super-heróis dentro da sociedade. É esse o clima criado por Mark Millar para trazer sua Guerra Civil para o Universo Marvel.

Aos que como eu estavam a um tempo longe de acompahar as aventuras da Marvel, não se deixem levar pelas varias revistas com o selo "Guerra Civil", os principais acontecimentos são vistos na serie de sete partes, as demais revistas são apenas outros ângulos da saga e detalhes de determinados personagens.
.
"De que lado você está?" a pergunta que permeia a serie levanta a discussão da liberdade dos herois em detrimento da proteção da nação.
Apesar da pequena nota, pagação de pau para a arte de Steve McNiven que deixa a serie bem classuda.
.
Tudo dito aqui é apenas a impressão do primeiro numero, ansiedade para andamento da serie (o segundo numero ja esta na banca mas não tive tempo de ir compra-lo)
.
Buenas...
..
Guerra Civil [site oficial]

Nenhum comentário: