10.11.06

Kerouac me diz coisas

Terminal rodoviario.
Pessoas passando de um lado pro outro, faltavam vinte minutos para o ônibus chegar, entediado e meio sonolento com o calor. Espero. Entro numa banca, entretenimento impresso, e entre revistas de horoscopo e livros baratos com tulos "alguma coisa da paixão" um pequeno romance me chama a atenção, Tristessa de Jack Kerouac por seis reais, vasculhei os bolsos e levei-o.
.
Primeiro contato com o então "Pai Beat" (nada mais logico que o comprar numa banca de terminal), estranho um pouco sua escrita que é pulsante, mais parecendo um fluxo de memoria (ele a classificava de prosa espontânea), ou seja, o cara pegou papel e caneta e despejou as ideias em estado bruto e disso Kerouac (junto a outros) inaugura uma maneira de escrever o então "movimento beat", Pé na estrada e mochila na costa, A viagem ao Mexico feita na decada de 50 gerou o mais celebre livro, a "biblia" On the road, mas a mesma viagem a qual gerou este, tambem fez com que escrevesse Tristessa, o pequeno romance com aspirações auto-biograficas (em 1955 Kerouac se apaixonou por uma prostita india chamada Esperanza).
Influências budistas, Wolfenianas e numa linguagem quase telepatica, o texto se faz dizendo: - Decifre-me .
.
"Tristessa agora tenta se levantar, eu a seguro por baixo dos bracinhos enfraquecidos, ela se apóia, nós arrumamos seu casaco, pobre casaco, limpamos um pouco de sangue - Saimos - saímos para a manhã amarelada do México, não mortos - deixo-a caminhar sozinha a nossa frente, nos conduzindo pelo caminho, e ela faz isso por ruas incrivelmente sujas cheias de cachorros mortos, passando por crianças apalermadas, velhas e velhos em farrapos imundos, e saimos num terreno cheio de pedras que atravessamos aos tropeções - devagar - Eu agora posso senti-la em seu silêncio, "É isto que você quer me dar no lugar da morte?" - Tento saber, então, o que dar a ela - Não há nada melhor que a morte - Tudo o que consigo fazer é tropeçar atrás dela, às vezes, rapidamente, vou na frente mas não sou muito a figura masculina, O Homem Que Conduz pelo Caminho - Mas sei que agora ela está morrendo, de epilepsia, do coração, choque ou convulsão provocada pelas bolas, e por isso nenhuma senhoria vai impedir que eu a leve para casa para meu quarto no telhado e a deixe dormir"
.
Tristessa - Jack Kerouak

Nenhum comentário: